Uma questão que começou a vir à tona e causar um grande barulho nas redes sociais e nas conversas neste início de ano foi a ideia de que o pix vai ser taxado.
Grande parte das pessoas sabia que haveriam algumas mudanças no pix a partir do janeiro, vamos entender quais são elas e se isso significa que o pix será taxado para transferências.
Transferir dinheiro pelo pix caiu na graça dos brasileiros, livre das taxações comuns para transações bancárias, surgiu um meio instantâneo de transferir dinheiro, e o melhor, de graça.
Milhões de transferências são realizadas por dia, em 6 de maio de 2022 mais 73 milhões de pix foram feitos, um recorde. Dá para notar que é muito dinheiro transacionado.
Muitos utilizam o pix como meio de receber pagamento em suas vendas e compras, por ser um meio seguro a adesão é rápida. Dessa forma, as pessoas pegam o seu dinheiro em segundos.
Mas com a ideia de que o pix vai ser taxado muita coisa está em risco. Vamos ver se é realmente isso que vai acontecer. Vejamos tudo sobre a taxação do pix.
Os tempos são bem tecnológicos e a grande maioria sabe o que é pix, mas pode ter gente que só soube da existência desse sistema agora pelas conversas de que o pix vai ser taxado. Então se você for um desses eu vou primeiro explicar o que é o Pix.
O PIX é um sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central do Brasil (BCB). Ele foi lançado em novembro de 2020 com o objetivo de facilitar e rápido realizar transações financeiras no país.
Com o PIX, é possível enviar e receber dinheiro, pagar contas, fazer compras e realizar outras transações financeiras de forma mais rápida e prática. O PIX é baseado em tecnologia de chave pública, o que significa que as transações são seguras e confiáveis.
Além disso, o sistema está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, o que permite realizar transações a qualquer momento. O PIX é uma alternativa a outros meios de pagamento, como cartões de crédito, débito e boletos bancários.
Agora que você entendeu o que é como funciona esse sistema, vamos descobrir se o pix vai ser taxado ou se não é bem assim que vai funcionar.
Quem é microempreendedor e atua como pessoa jurídica já sabe que algumas vendas comerciais específicas existe uma pequena taxação no pix para pessoa jurídica, em algumas instituições financeiras, isso vai variar de acordo com o banco utilizado.
Essa regra é antiga e todos já estão devidamente enquadrados nela, ou seja, muitos já sabem que há o custo pix para empresas. A questão é saber se o pix vai ser taxado para pessoas físicas e microempreendedores no geral, não se preocupe, o Banco Central já disse a resposta.
Mas agora, as regras que foram alteradas com relação ao pix foram as seguintes:
Baseado nessas informações, já concluímos que as regras aplicadas no início do ano de 2023 não dizem que o pix será taxado, mas isso traz segurança e significa que a ideia de que o Pix vai ser taxado não vai ocorrer? Entenda como isso vai funcionar:
Com anúncio realizado no fim de agosto de 2021 através do Banco Central (BC) e publicada em diário oficial da união, o pix mão poderia ter nenhuma cobrança de tarifa para pessoas físicas.
Por meio de outro anúncio o pix poderá ser taxado, basta ser feito um projeto de lei nesse sentido para haver a taxação.
No momento não existe, mas se isso vai chegar a acontecer, nós teremos que esperar para ver as cenas dos próximos capítulos e como a nova direção do país pretende guiar essa questão.
Com a chegada do período de declaração de imposto de renda, muitos brasileiros se encontram…
Se você está embarcando na jornada de construir sua presença online, escolher a hospedagem certa…
Não é nenhuma novidade que o sistema tributário brasileiro é extremamente complexo de se entender.…
Nos últimos anos aconteceram vários eventos que geraram grandes impactos nas moedas mais valorizadas do…
Nos últimos meses circulou uma ideia de que uma nova moeda digital do governo seria…
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) decidiu através do seu conselho curador…
Ver comentários