Nos últimos meses circulou uma ideia de que uma nova moeda digital do governo seria criada e entraria em circulação em um tempo indefinido. E nos últimos dias essa tese ganhou ainda mais força.
Essa nova moeda digital do governo ainda está em fase inicial, ao menos é o que tem se espalhado. Tanto que o nome dela até então é DREX, que (que é abreviação para digital, rastreável e eletrônico).
Mas vamos entender o que temos até agora sobre essa moeda que também tem sido conhecida com “real digital”, e descobrir se de fato é uma coisa que vai ser levada para frente ou não.
Já dei inicio logo com essa pergunta pois muitas pessoas são surpreendidas com essa informação sem saber exatamente o que significa. E como o povo brasileiro é bem criativo para responder perguntas sem muito conhecimento, eu vim ajudar você a entender o que é Drex.
No início deste mês saiu uma noticia que dizia que o Banco Central do Brasil estaria fazendo alguns testes para implementar uma moeda digital totalmente nova.
Essa informação é verídica, pois há poucos dias o próprio Banco Central anunciou a implementação da sua própria moeda digital, que era a Central Bank Digital Currency – CBDC e vai passar a se chamr de Drex.
Agora que entendemos que Drex ou Real Digital são a mesma coisa e se trata da nova moeda digital do governo, vamos compreender como essa moeda vai funcionar na prática.
A primeira coisa a se citar sobre a nova moeda digital do governo é que ela não vai ser como as moedas digitais convencionalmente são. Nesse caso, ela será literalmente o “real digital”, pois ela vai funcionar como as cédulas de reais, só que de maneira digital. Então será uma extensão da moeda física.
Segundo o próprio Banco, o Drex será muito importante na realização de transações comerciais e financeiras, pois trará segurança a ambas as partes.
Por exemplo, quando vamos efetuar a compra de um veículo, há certos momentos de tensão, pois existe um risco de uma das partes não querer cumprir sua parte do acordo (transferir o documento ou pagar o dinheiro).
O Drex virá para trazer tranquilidade nisso, pois vai fazer com que o processo só seja de fato efetivado quando todas as partes honrarem seus lados, protegendo o dinheiro e toda a documentação das partes envolvidas.
Os custos para as transações também serão reduzidos, o que deve atrair muita gente para essa nova moeda digital do governo assim que ela for oficialmente lançada.
Com a ideia de que o Drex se trata da nova moeda digital do governo, é normal se perguntarem sobre a cotação dessa moeda. Mas como já expliquei anteriormente, essa moeda será uma extensão do real.
Então o preço da nova moeda digital do governo vai ser do mesmo valor que é o nosso real normal. A quantidade de real virtual que tiver na sua conta vai corresponder ao mesmo valor de real físico.
A nova moeda digital brasileira ainda está em período de testes, são muitos os fatores de segurança que devem ser testados e padronizados para que tudo funcione bem.
As previsões dadas até agora é que o Drex passe a operar no final de 2024. Vamos aguardar e ver se as previsões vão ser consolidadas de fato.
Este foi o nosso texto sobre a nova moeda digital do governo, você acha que essa ideia vai dar bom na prática? Deixe seu comentário.
Com a chegada do período de declaração de imposto de renda, muitos brasileiros se encontram…
Se você está embarcando na jornada de construir sua presença online, escolher a hospedagem certa…
Não é nenhuma novidade que o sistema tributário brasileiro é extremamente complexo de se entender.…
Nos últimos anos aconteceram vários eventos que geraram grandes impactos nas moedas mais valorizadas do…
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) decidiu através do seu conselho curador…
A PEC da nova reforma tributária tem sido motivo de muita discussão nos últimos dias,…