publicado no dia 26/12/2022
escrito por Meu Money
Em outubro de 2020, o Banco Central criou o Pix, um método de fazer uma transferência digital de dinheiro entre bancos de forma instantânea utilizando apenas um e-mail ou até mesmo um número de celular.
Agora surgiu o Pix garantido, uma modalidade onde você pode fazer o Pix mesmo sem ter o dinheiro em conta.
Desde o surgimento do Pix, uma quantidade gigantesca de dinheiro foi movimentada, o Pix garantido provavelmente vai ultrapassar esses valores.
Na última pesquisa feita por quem vos escreve, existiam 348 milhões de chaves Pix e mais de 104 milhões de brasileiros já tinham usado esse meio de transferência.
Agora com Pix garantido, as pessoas poderão ter mais segurança em não receber a desculpa de maus pagadores que raspam a conta para dizer que não tem dinheiro para pagar.
No Pix Garantido, a instituição que detém a conta do usuário vai se comprometer a realizar o pagamento, ainda que não tenha saldo na conta.
O cliente poderá parcelar as suas compras, por exemplo, em 12 parcelas.
No Pix agendado, já em vigor, não há recorrência de pagamento e o usuário pode agendar um pagamento, mas pode cancelar a ação até a data prevista.
Apesar da vantagem, especialistas dizem falam também sobre a confiabilidade da modalidade.
“Como muitas instituições que oferecem PIX ainda não possuem autorização de funcionamento pelo BC, pode haver situações nas quais o recebedor não confie na instituição e não queira correr o risco”.
Ainda não existe uma data oficial dita pelo Banco Central, mas existe uma boa possibilidade de o Pix Garantido ser lançado ainda nesse ano de 2022.
O ajuste para essa nova ferramenta de pagamento de contas está em sua fase final de ajustes e logo estará disponível para os brasileiros.
Aguardemos até o seu lançamento.
Clique em
Saiba mais abaixo
para ler o artigo completo.
Por enquanto é só isso, mas...
Acesse nosso site para ler essa e outras matérias.