publicado no dia 28/01/2023
escrito por Meu Money
No começo do ano já é o tempo onde muitas pessoas perguntam como se calcula o imposto de renda.
E é natural questionamentos surgirem, pois entre os meses de março e abril, comumente é o tempo de declarar o imposto de renda.
No ano passado (2022) o prazo para declaração foi prorrogado devido ao fato de que muitos brasileiros ainda não haviam declarado até o fim de abril.
O Imposto de Renda no Brasil foi criado em 1922, durante o governo de Epitácio Pessoa, com o objetivo de arrecadar fundos para a República.
Na época, a alíquota era de 1% para rendimentos acima de 1.500$00 réis e 2% para rendimentos acima de 2.500$00.
A partir de então, o Imposto de Renda passou por diversas mudanças e aumentos de alíquotas, sendo que a partir da década de 60 passou a ser usado como uma ferramenta para combater a inflação.
O objetivo aqui é explicar de forma simplificada sobre como se calcula o imposto de renda, então, vou fazer um exemplo com os seis critérios base, para ficar de fácil compreensão e também não ficar massivo e chato de ler.
Para entender como se calcula o imposto de renda é preciso citar primeiros os parâmetros.
Vimos como se calcula o imposto de renda para pessoa física, e o processo é bem tranquilo quando se entende, mas aprender a como calcular imposto de renda de uma empresa já é um processo mais denso.
Quando se busca como calcular imposto de renda de uma empresa já se percebe que serão dois tributos, que é o imposto de renda e a contribuição social, as porcentagens (presunções) vão variar conforme o setor em que a empresa estiver inserida.
Existem impostos que devem ser apurados mensalmente, que são o pis (0,65%) e o cofins (3,0%).
Após isso existe a apuração trimestral, onde o lucro total trimestral é multiplicado pela presunção para encontrar o valor em que será aplicado a alíquota do imposto de renda.
Clique em
Saiba mais abaixo
para ler o artigo completo.
Por enquanto é só isso, mas...
Acesse nosso site para ler essa e outras matérias.