Quem Tem Direito a Receber o FGTS?

Se você trabalha ou já trabalhou com carteira assinada é provável que já esteja se perguntando quando vai receber o FGTS. E acredito que você já até deve ter procurado saber.

O objetivo deste curto post é lhe dar todas as informações possíveis de maneira prática e fácil, inclusive se você tem direito a receber o FGTS.

Você também vai saber se tem direito a receber o FGTS 2022. Fique por aqui mais 3 minutos e saiba se tem um dinheiro “extra” para chegar em suas mãos.

 Dinheiro é sempre bem-vindo, ainda mais nesses tempos de tantas crises econômicas mundiais, aí todo dinheiro é muitíssimo bem-vindo. Então, sem mais demora, vamos lá ao nosso post.

O Que É FGTS?

Você certamente sabe que todos os meses tem um desconto na sua folha de pagamento, uma parte desse desconto (8% do seu salário bruto) é destinado a um fundo, e é por isso que o trabalhador tem direito a receber o FGTS. Então o dinheiro que não é pago no mês será pago depois.

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) foi uma lei publicada em 1990 que tinha por objetivo de proteger o trabalhador. Caso uma pessoa fosse demitida sem uma justa causa e não lê os posts do MM sobre investimento (isso agora kkkkkk), ela não ia ficar sem dinheiro no bolso e desamparada, ela passa a receber o FGTS.

Conheça nossos textos de investimentos:

Foi para isso que o FGTS foi criado, para nesses casos haver um acerto de contas e todo o dinheiro que foi descontado nos meses trabalhados fossem pagos ao trabalhador.

Uma curiosidade interessante e positiva é que quando você for receber o FGTS o valor será mais alto do que o descontado pois existe juros composto que é acrescentado (cerca de 3% ao ano).

Quem Tem Direito A Receber O FGTS?

Para ter direito a receber o FGTS é preciso ter o registro no regime de CLT, empregados domésticos, aposentados, trabalhadores da zona rural, safreiros, atletas profissionais e temporários.

Observe que a lei para dar direito a receber o FGTS comtempla uma grande gama de pessoas. É um dinheiro muito importante para muitos brasileiros.

Quando Posso Tirar O Dinheiro Do FGTS?

Não é em toda situação que você pode receber o FGTS, já foi dito nesse post que em caso de demissão sem justa causa o direito de receber esse dinheiro é dado a você.

 Outras situações que te dão direito a receber o FGTS são: fim de contrato temporário; encerramento da empresa que estava te empregando; aposentadoria; doenças graves do trabalhador ou membro da família (esposo(a) ou filho). Ter seu contrato rescindido também lhe dá direito a receber o FGTS, assim como ter mais de 70 anos.

Até mesmo se você for comprar sua casa própria o dinheiro do FGTS pode ser recebido.

Como Consultar O Extrato Do FGTS?

Pode acontecer de alguém não saber ao certo se tem direito a receber o FGTS, para isso é possível ver o seu extrato desse benefício.

Para consultar basta baixar o aplicativo FGTS, disponível para Android e Ios. Para mais informações sobre o extrato clique aqui.

Calendário Do FGTS 2022?

Recentemente o Governo Federal permitiu o saque extraordinário do FGTS. O limite de saque é de R$1.000 reais. O limite de dinheiro não é muito alto, mas é um alívio e uma saída que o governo encontrou afim de ajudar os brasileiros nesse tempo. Na última segunda-feira, dia 21 de março o governo divulgou o calendário do FGTS 2022.

A partir de abril o dinheiro já pode ser sacado. A caixa divulgou que cerca de 42 milhões de brasileiros tem direito a receber esse dinheiro

Abaixo você verá o calendário do saque-aniversário do FGTS 2022.

receber o fgts

Para saber se você tem direito a receber esse dinheiro do saque extraordinário basta baixar o aplicativo FGTS ou clicar aqui.

Comente e diga o que achou!