O Que é Bovespa? [Resumidamente Falando]

Se você gosta de assistir jornal e é atento provavelmente já deve ter visto passando no canto inferior da tela a cotação das principais moedas do mundo e junto a elas o valor da Bovespa. Mas você sabe o que é Bovespa?

É de se imaginar que seja algo que tenha muita importância por estar figurando nos principais rodapés do jornalismo brasileiro. Pois bem, hoje vamos discorrer um pouco sobre o que é Bovespa. Hoje é dia de digitar sobre a nossa bolsa de valores.

O que é Bovespa?

Para iniciar é preciso ficar claro o que é Bovespa, por isso, é importante saber que esse é um dos nomes por quais é conhecida a nossa bolsa de valores (B3). Se pareceu um pouco confuso eu vou esclarecer para você de forma simples. Existe uma resposta mais complexa e com detalhes de como a bolsa de valores se tornou B3, mas vou simplificar.

Antes de 2017, a nossa bolsa de valores tinha o nome de Bolsa de valores, mercadorias e futuros de São Paulo (BM&FBOVESPA), só que em 2017 houve uma fusão com a Liquidação Financeira de Títulos (CETIP), e aí surgiu a B3, que significa Brasil, Bolsa e Balcão.

Então o nome Bovespa é um nome mais antigo da nossa bolsa de valores, atualmente tem sido mais comum chamar por B3 ou bolsa de valores B3.

Mas esse post ainda vai nomear a bolsa como Bovespa. Então vamos conhecer um pouco da história da nossa bolsa de valores.

Quando surgiu a Bovespa?

A Bovespa inicialmente tinha o nome de Bolsa Livre, foi criada no ano de 1890 por Emilio Rangel Pestana. Um ano depois encerrou as atividades. Em 1895, foi aberta a Bolsa de Fundos Públicos de São Paulo e em 1935 o seu nome passou a ser Bolsa oficial de Valores de São Paulo.

Até as décadas de 60 e 70 existiam várias bolsas de valores. Elas estavam ligadas ao que hoje são as secretarias da fazenda estaduais. A partir da década de 70 a Bovespa começou a tomar o espaço nacional.

A partir de 2000 começou a fusão dessas bolsas e a Bolsa de valores de São Paulo (Bovespa) passou a negociar todas as ações no país.

Quanto a Bovespa Movimenta em Dinheiro?

Uma curiosidade impressionante é a quantidade de dinheiro que a Bovespa movimenta todos os dias. Em 2020 a média diária era de R$ 26 bilhões o que foi mais que o dobro movimentado em 2018.

Essa alta se deu devido ao fato de mais pessoas passarem a investir na bolsa de valores, principalmente os gringos, que são os donos do dinheiro.

Se o valor movimentado já estava alto ele aumentou ainda mais, em 2021 a movimentação foi de incríveis 34 bilhões por dia, é muito dinheiro rolando.

Voltando ao que citei sobre o dinheiro dos estrangeiros, quase 52% das transações realizadas na bolsa de valores, nosso Bovespa, foram feitas por estrangeiros.

Os gringos estão cada vez mais ligados no nosso mercado, seja em renda variável ou renda fixa.

Como Investir na Bovespa?

O Bovespa tem mais de 400 empresas locadas a ela. O índice Ibovespa existe para medir o valor geral das ações de todas as empresas que estão lá.

Então para investir na Bovespa é preciso ter conta em uma corretora de ações. Hoje em dia muitos bancos tem Home Broker, por onde é possível comprar ações também.

Com a conta criada você acessa a bolsa e lá escolhe a ação que quer comprar, a partir desse ponto você é um investidor da Bovespa. Obviamente você vai parar, dar uma avaliada, estudar a ação que vai comprar para não colocar seu dinheiro em qualquer lugar.

Caso você queira investir na própria Bovespa é possível também, é só escolher a ação BOVA11, aí você vai investir na Bovespa, e o processo de ganho ou perda é igual a das outras ações.

Ficou claro para você o que é Bovespa? Fala ai nos comentários.

Essas foram algumas curiosidades sobre a Bovespa, espero que tenha gostado, até a próxima.

Comente e diga o que achou!