Mentalidade Financeira de Muitas Pessoas[DESVENDE]

Se você nasceu pobre, não é sua culpa, mas se você morrer pobre, será.

Essa frase é realmente muito forte, não me recordo quem é o autor, mas sei que realmente faz muito sentido. Você precisa ser o responsável por tudo que acontece em sua vida. Mentalidade financeira, a questão mais importante para sua liberdade financeira.

Existem pessoas que reclamam de tudo, colocam a culpa do seu fracasso em tudo, no sol que acabou com sua lavou, no chefe que não lhe dá um aumento, no governo que não ajuda, no banco que não te libera um empréstimo, quando na realidade, a culpa desse insucesso é apenas sua!(Claro que existem exceções).

O foco aqui é perceber que quem manda em sua história é você, as vezes será necessário evitar coisas para no futuro ter um melhor desenvolvimento.

Neste artigo, você encontrará ensinamentos que podem ser muito proveitosos para sua mentalidade financeira.

Não Foque em Ter um Emprego!

Nossas crianças são ensinadas a estudar, fazer uma faculdade para depois, com muita “sorte”, conseguir um emprego. Isso realmente vale a pena? Você vai passar no mínimo 13 anos estudando (supondo que não faça faculdade), para depois passar mais 30 anos recebendo ordens.

Lembrando que, não estou falando que isso é errado, estou afirmando que, quem almeja ser rico financeiramente falando, o caminho provavelmente, não é esse.

Não foque em ter um emprego, foque em ser bom, foque em criar o seu nome, porque isso, independe de uma organização, seu conhecimento não será retirado.

Mais uma vez, veja bem o que acabei de dizer, eu não falei para você não aceitar nenhum emprego, eu disse para não ter isso como seu foco principal de vida, tudo é atraído, se teu foco máximo é ter um emprego, isso vai ser atingido e pronto.

Empregos, precisam ser o meio, e não o fim, amenos que você seja um juiz e ganhe mais de R$100 mil por mês(rsrsrs).

Tenha Diversas Fontes de Renda

Vamos supor que você já está vacinado contra o tópico anterior, sua pessoa tem em mente que, emprego é só emprego e não pode ser tratado como o auge. Aumente suas fontes de renda, dessa forma, você vai trabalhando, ganhando experiência, vivência e motivação para ser o seu próprio emprego.

Essas outras fontes de renda, vão agregar muito em sua vida e no futuro, quem sabe, elas serão sua fonte principal. O importante aqui, é entender a mentalidade financeira de sucesso, que é nunca parar, pense para frente, tenha sempre novas jogadas planejadas.

Controle Seus Gastos

Ganhar muito não significa ser rico, tão pouco, ter uma boa mentalidade financeira ou liberdade financeira. Muitas pessoas possuem salários altos mas acabam vivendo uma vida de gastos. Com certeza temos que aproveitar, as vezes inclusive, gastar em coisas desnecessárias, porém, isso deve ser bem estudado.

Qual o sentido de ganhar R$5.000 e viver devendo? Não há sentido! Faça as coisas com calma, não queira tudo de uma vez, invista seu dinheiro, ou seja, compre coisas que possam te trazer retorno, dessa forma, você irá acumular capital ao longo da sua vida.

Se gastar apenas em bobagens, chegará um momento que você olhará para trás e não vai enxergar nada. Ter um salário alto não significa necessariamente que você tem muita coisa.

Existe inclusive, ditados, que falam que médicos são péssimos com finanças, isso porque eles gastam todo o seu tempo focando em seu o melhor da sua profissão.

Tenha controle dos seus gastos, jamais gaste mais do que ganha. Você pode imaginar, “as vezes surgem emergências”, com certeza sim, mas se você possuir uma mentalidade financeira, já vai ter constituído uma reserva de emergência para momentos atípicos.

Invista todos os meses, não ache que isso é algo que deve ser feito de vez em quando. Todo mês, faça aportes.

Não Ache que Deve Favor

As vezes você é indicado para prestar serviços em algum lugar e acaba achando que deve a vida à aquela pessoa, mas isso deve ser revisto. Foque em sua mentalidade financeira.

Sem sombra de dúvidas você deve agradecer a todos que estão do seu lado, mas, é mais proveitoso que esse “favor” seja retribuído em forma de um ótimo serviço, mostre que seu trabalho é incomparável, é insubstituível, não precisa passar anos agradecendo mentalmente pela oportunidade, já que está havendo uma troca. Porém, se você está contratado apenas para ser mais um, ai sim, agradeça todos os dias.

Esqueça a Estabilidade

Esse discurso de estabilidade é muito presente em concurseiros, e deve ser seguido se você acredita que isso faça sentido, mas jamais, por pessoas que querem ser extremamente bem sucedidas financeiramente. Claro queeeeeeee, é possível sim, passar em algum desses concursos e ir abrindo empresas e prosperando mais e mais.

Só que na maioria dos casos, o que acontece é, a pessoa passa para um concurso e esquece de todo o resto, passa todos os dias de sua vida exercendo a mesma função, fica parado no tempo e isso é muito preocupante. Seu tempo livre vai se tornando escasso, e outras alternativas cada vez mais distantes.

As vezes, a verdade é que se criou uma falsa estabilidade, você terá aquele emprego para o resto da vida, mas apenas isso, absolutamente nada a mais.

Então tenha muito cuidado, quando focar em criar um vínculo tão expressivo como esse.

Mentalidade Financeira – Pense Como um Rico

Os pontos vistos neste artigo, são cruciais para uma mentalidade financeira rica, se você leu até aqui e não viu sentido, sua mente está apontando para outros destinos.

Tenha sempre mais cartas na manga, crie diversas rendas, foque em você ser bom no que faz, não ache que coisas melhores sejam impossíveis, não caia no comodismo e muito menos, em dívidas inexistentes. Como diz em uma música:

Você é o único representante dos seus sonhos na face da terra

Comente e diga o que achou!