O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma das principais formas de acesso ao ensino superior no Brasil, sendo utilizado como critério de seleção em diversas universidades públicas e privadas do país. Para muitos estudantes, no entanto, a taxa de inscrição do exame pode ser um entrave para participar do processo seletivo. Por isso, veja quem poderá pedir a Isenção Enem 2023 e economizar esse dinheiro.
Além de permitir a justificativa de ausência para aqueles que faltaram na edição anterior, ou seja, as provas do ano de 2022.
Sem mais delongas, vamos ao fato central, como fazer a isenção Enem?
Para solicitar a isenção Enem 2023, é necessário atender a um dos seguintes critérios:
Para solicitar a isenção da taxa do exame, o participante deve criar um cadastro e uma senha de acesso para a Página do Participante, no portal do Governo Federal (gov.br).
Em seguida, deve acessar a área de solicitação de isenção e preencher o formulário com as informações pessoais e socioeconômicas necessárias. É importante lembrar que a aprovação da solicitação de isenção da taxa não garante a inscrição no exame.
Para justificar a ausência no Enem 2022, o participante deve acessar a Página do Participante e preencher o formulário de justificativa de ausência, indicando o motivo e anexando os documentos comprobatórios necessários.
Entre as justificativas aceitas, estão assalto/furto, acidente de trânsito, casamento/união estável e morte na família. É importante lembrar que só é necessário justificar ausência se o participante tiver faltado aos dois dias de aplicação do exame em 2022.
A aprovação da solicitação de isenção da taxa não garante a inscrição no exame, garante apenas que você não irá pagar esse dinheiro. Os interessados em realizar a prova com a isenção Enem 2023 ou não, devem realizar a inscrição na Página do Participante, de 5 a 16 de junho.
É importante lembrar que mesmo que o participante tenha sido aprovado na solicitação de isenção Enem 2023, isso não garante a sua inscrição no exame.
Portanto, é necessário que todos os interessados em realizar o Enem, isentos ou não, realizem a inscrição dentro do prazo estipulado pelo Inep.
Para realizar a inscrição, o participante deve acessar a Página do Participante com seu login e senha previamente criados. É importante que os dados informados na inscrição estejam corretos, pois serão utilizados em todas as etapas do exame, como na emissão do Cartão de Confirmação da Inscrição e na divulgação dos resultados individuais.
Caso o participante não se enquadre nos critérios para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem 2023 ou não tenha sua solicitação de isenção aprovada, será necessário pagar a taxa de inscrição para realizar o exame.
O valor da taxa de inscrição do Enem é estabelecido anualmente pelo Inep e pode sofrer alterações de um ano para o outro. Em 2022, por exemplo, a taxa de inscrição do Enem foi de R$85,00.
O pagamento da taxa de inscrição pode ser feito por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU), disponível na Página do Participante.
O prazo para pagamento da taxa é estipulado pelo Inep e divulgado no edital do exame. É importante lembrar que o pagamento da taxa de inscrição é um dos requisitos para efetivar a inscrição no Enem.
Ainda ficou com alguma dúvida sobre a isenção Enem? Manda nos comentários.
Com a chegada do período de declaração de imposto de renda, muitos brasileiros se encontram…
Se você está embarcando na jornada de construir sua presença online, escolher a hospedagem certa…
Não é nenhuma novidade que o sistema tributário brasileiro é extremamente complexo de se entender.…
Nos últimos anos aconteceram vários eventos que geraram grandes impactos nas moedas mais valorizadas do…
Nos últimos meses circulou uma ideia de que uma nova moeda digital do governo seria…
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) decidiu através do seu conselho curador…