O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma das principais formas de acesso ao ensino superior no Brasil, sendo utilizado como critério de seleção em diversas universidades públicas e privadas do país. Para muitos estudantes, no entanto, a taxa de inscrição do exame pode ser um entrave para participar do processo seletivo. Por isso, veja quem poderá pedir a Isenção Enem 2023 e economizar esse dinheiro.
Além de permitir a justificativa de ausência para aqueles que faltaram na edição anterior, ou seja, as provas do ano de 2022.
Sem mais delongas, vamos ao fato central, como fazer a isenção Enem?
Quem Pode Solicitar a Isenção da Taxa de Inscrição do Enem?
Para solicitar a isenção Enem 2023, é necessário atender a um dos seguintes critérios:
- Estar cursando a última série do ensino médio no ano de 2023, em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar;
- Ter cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada, tendo renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
- Estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), desde que informe o seu Número de Identificação Social (NIS) único e válido.
Como Solicitar a Isenção Enem 2023?
Para solicitar a isenção da taxa do exame, o participante deve criar um cadastro e uma senha de acesso para a Página do Participante, no portal do Governo Federal (gov.br).
Em seguida, deve acessar a área de solicitação de isenção e preencher o formulário com as informações pessoais e socioeconômicas necessárias. É importante lembrar que a aprovação da solicitação de isenção da taxa não garante a inscrição no exame.
Como Justificar Ausência no Enem 2022?
Para justificar a ausência no Enem 2022, o participante deve acessar a Página do Participante e preencher o formulário de justificativa de ausência, indicando o motivo e anexando os documentos comprobatórios necessários.
Entre as justificativas aceitas, estão assalto/furto, acidente de trânsito, casamento/união estável e morte na família. É importante lembrar que só é necessário justificar ausência se o participante tiver faltado aos dois dias de aplicação do exame em 2022.
Como Realizar a Inscrição no Enem 2023?
A aprovação da solicitação de isenção da taxa não garante a inscrição no exame, garante apenas que você não irá pagar esse dinheiro. Os interessados em realizar a prova com a isenção Enem 2023 ou não, devem realizar a inscrição na Página do Participante, de 5 a 16 de junho.
É importante lembrar que mesmo que o participante tenha sido aprovado na solicitação de isenção Enem 2023, isso não garante a sua inscrição no exame.
Portanto, é necessário que todos os interessados em realizar o Enem, isentos ou não, realizem a inscrição dentro do prazo estipulado pelo Inep.
Para realizar a inscrição, o participante deve acessar a Página do Participante com seu login e senha previamente criados. É importante que os dados informados na inscrição estejam corretos, pois serão utilizados em todas as etapas do exame, como na emissão do Cartão de Confirmação da Inscrição e na divulgação dos resultados individuais.
Taxa de Inscrição do Enem
Caso o participante não se enquadre nos critérios para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem 2023 ou não tenha sua solicitação de isenção aprovada, será necessário pagar a taxa de inscrição para realizar o exame.
O valor da taxa de inscrição do Enem é estabelecido anualmente pelo Inep e pode sofrer alterações de um ano para o outro. Em 2022, por exemplo, a taxa de inscrição do Enem foi de R$85,00.
O pagamento da taxa de inscrição pode ser feito por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU), disponível na Página do Participante.
O prazo para pagamento da taxa é estipulado pelo Inep e divulgado no edital do exame. É importante lembrar que o pagamento da taxa de inscrição é um dos requisitos para efetivar a inscrição no Enem.
Ainda ficou com alguma dúvida sobre a isenção Enem? Manda nos comentários.