Na maioria das vezes as pessoas não se importam em buscar um bom aprendizado financeiro, acabam colocando o seu precioso dinheiro em investimentos de pouca rentabilidade.
No padrão do brasileiro quando começa a querer poupar e pensar no futuro, a primeira coisa que faz é abrir uma poupança.
Mas saiba que existem investimentos de igual risco e que pagam mais.
Você sairá desse artigo com o conhecimento suficiente para investir em CDB, mas antes de mais nada, é muito importante saber:
- O que é um CDB?
- Como funciona o rendimento do CDB?
- Você pode perder o seu dinheiro?
E algumas outras respostas sobre esse tipo de investimento.
Na maioria das vezes o cenário que nós vemos é de uma pessoa indo ao banco, para pegar um empréstimo, mas é possível emprestar dinheiro ao banco?
Sim, é possível. O CDB é o Certificado de Depósito Bancário.
Nesse título você empresta dinheiro ao banco ou a instituições financeiras (corretoras por exemplo), no final do período, o dinheiro é devolvido com rendimentos, e ai você lucra! 🙂
Quanto eu ganho investindo em CDB?
O CDB é mensurado conforme o preço do CDI. Você deve está se perguntando:
Mas o que é CDI? CDI é Certificado de Deposito Interbancário, ou seja, são transações feitas entre instituições financeiras, dessa forma, uma pessoa física não pode investir nesse título.
Em compensação, o valor do CDI é usado para medir o valor do rendimento de alguns investimentos, como o próprio CDB, e também, o LCI, LCA e LC.
O valor do CDI é mostrado todos os meses, em 2017, o valor acumulado dos 12 meses foi de 9,93%, (bem melhor que a poupança).
Quando se vai investir nesse título, (na maioria das vezes) não é mostrada a porcentagem “bruta” do rendimento, vou esclarecer:
Exemplo: “Temos uma CDB que está pagando 100% do CDI.”
O que isso quer dizer? Quer dizer que nesse caso, o seu rendimento vai ser de 9,93%, já que o CDB vai te pagar 100% do CDI, (o valor total).
Se o CDB for de 120% quer dizer que seu rendimento vai ser de 9,93% mais 20% desse valor, que vai totalizar 11,83%, e assim sucessivamente.
Vale relembrar que essas taxas são exemplos, não ache em nenhum momento que qualquer CDB vai pagar essas juros, certo?
Como investir em CDB?
Na verdade, não trate nada apenas como mais um investimento, as dicas que seguem vão te ajudar a saber exatamente como fazer um investimento nesse título.
Que objetivo você tem com esse dinheiro investido?
Anteriormente eu disse: “não trate nada apenas como mais um investimento”.
Isso porque se você não der muita importância ao investimento, ele não vai significar muito em seu consciente, para isso tenha sempre muita disciplina.
Determine qual a função de determinado investimento, assim, você terá um motivo ou mais motivos para sempre estar (no foco desse artigo) investindo em CDB.
Determine um tempo
Escolha o tempo que você quer e pode deixar o seu dinheiro em determinado lugar.
Dessa forma não ocorrerão quaisquer problemas momentâneos que lhe façam tirar esse dinheiro da aplicação, (por isso é muito importante ter uma reserva de emergência).
(O CDB pode ser usado como reserva de emergência? Você saberá em instantes.)
Escolha sua corretora
Para investir em CDB você tem que fazer uma conta em uma corretora financeira, normalmente os bancos cobram taxas para administrar, por esse motivo, as corretoras são melhores para essa função.
Feito isso, você escolhe um CDB que se encaixe nos seus objetivos, e aplica o dinheiro.
Quais os tipos de CDB?
1-Pós-fixado
Nessa categoria, o CDB é mantido junto com algum indexador da economia, como no exemplo citado anteriormente, o CDI.
Dessa forma, quanto mais o CDI aumentar, maior será sua rentabilidade.
2-Prefixado
Nessa categoria você não fica dependente das condições de mercado, pois com o CDB Prefixado, na hora do investimento você já vai saber qual vai ser a porcentagem de rentabilidade que o seu dinheiro vai ter, por exemplo: Seu dinheiro vai render 11% ao ano.
Nesse tipo de aplicação, vale lembrar que, o seu dinheiro ficará retido até o vencimento.
3-Híbrido
Agora vamos ao tipo de CDB de menor volume no mercado, estamos falando da categoria Híbrido.
Com esse tipo de título você vai ter a junção dos dois tipos anteriores, vou deixar mais claro para vocês.
Você vai ter um rendimento já fixo, tenhamos como exemplo 4%, e você também vai ter como forma de rendimento (e marcando presença ao CDB Pós-fixado), o IPCA, dessa forma: 4%+IPCA= O seu rendimento.
Vale a regra anterior, quanto mais alta a taxa do IPCA, maior vai ser o seu rendimento.
(IPCA é basicamente a inflação)
Com todas essas explicações, o CDB pode ser usado para uma reserva de emergência?
Depende. Para ter uma reserva de emergência é fundamental que o seu dinheiro esteja investido em uma aplicação de liquidez diária.
Pois dessa forma, quando a necessidade bater, você vai poder sacar o dinheiro imediatamente, ou em D+1(um dia útil depois do pedido).
Já pensou se você aplicar o seu dinheiro em uma CDB para 1 ano, e com 10 meses da aplicação você precise fazer algo muito importante com o seu dinheiro?
Por isso é importante que o seu montante destinado à reserva de emergência esteja guardado em um lugar de liquidez diária.
O CDB rende mais que a Poupança?
(Aposto que você já sabe responder 🙂 )
Se você disse DEPENDE, acertou. Isso porque é preciso analisar qual a rentabilidade desse investimento, se o gerente do banco te ligar dizendo que tem um CDB que paga 50% do CDI, isso vai ser bom?
Claro que não. Então sempre analise tudo.
Ao contrário de investimentos como o LCI e a LCA, o CDB tem taxa de imposto de renda, mas não se preocupe, as taxas são debitadas automaticamente, e quanto maior o tempo que você deixar o dinheiro, menor será essa taxa.
Quanto de imposto de renda eu pago no CDB?
- 22,5% para investimentos de até 180 dias;
- 20% para investimentos entre 181 dias e 360 dias;
- 17,5% para aplicações entre 361 dias e 720 dias;
- 15% para aplicações superiores a 720 dias.
Vale ressaltar que, o IR é aplicado literalmente à renda, ou seja, ao lucro que se obtiver.
O dinheiro que você investir não será taxado.
Quais os riscos de se investir em CDB?
Os riscos existem, como toda aplicação financeira, porém, em CDBs as chances de que você perca o seu dinheiro são minimas.
Além disso, nesse investimento você conta com a ajuda do FGC (Fundo Garantidor de Crédito).
Ou seja, se por ventura a instituição financeira vier a quebrar, o FGC te garante até R$250.000,00.
Vocês vão perceber que esse garantidor de crédito atua em outros tipos de títulos no futuro e nesse Blog. Obrigado, vamos aos investimentos.
No Responses