Como Usar as Redes Sociais Para Melhorar as Vendas do Seu Negócio

Receba as Melhores Informações Financeiras de Graça

A internet tem revolucionado o mercado financeiro, tanto para quem já possui empresas, quanto para quem deseja investir e abrir o próprio negócio, mas para ter sucesso e passar a frente da concorrência é preciso saber como usar as redes sociais para melhorar as vendas em seu negócio.

Quando o marketing tradicional era comum, o consumidor era um espectador que recebia mensagens em massa via televisão, mídia impressa, e-mails, ligações de vendedores, etc..

Essa estratégia funcionou por vários anos, quando o consumidor não tinha acesso a canais online para expressar sua opinião e sentimentos sobre aquelas mensagens e aqueles produtos com os quais eram constantemente bombardeados.

Hoje, na era da comunicação, o consumidor não é mais um espectador, ele é um influenciador proativo que tem voz e poder quando se trata de receber e enviar informações.

Portanto, para que as empresas sejam mais eficazes na promoção de seus produtos e serviços, é preciso pensar como os clientes pensam. Se, como clientes, estamos constantemente verificando os sites e as páginas do Facebook de um fornecedor, então, como empreendedores, devemos colocar muita ênfase no desenvolvimento e no marketing de nossos produtos digitais, independente de pertencer ao setor de investimentos oferecendo fundo exclusivo, moda, serviços terceirizados, saúde, etc..

redes sociais para divulgação de empresas
Cresça seu negocio nas redes sociais

Importância do Facebook e Instagram para empresas

A plataforma do Facebook têm mais de 1,4 bilhões de usuários ativos e a plataforma do Instagram tem mais de um bilhão em todo o mundo. Por vários motivos, essas plataformas podem ser consideradas peças estratégicas para criar uma vantagem competitiva em uma empresa.

O Facebook e o Instagram reúnem pessoas com os mesmos interesses e, portanto, com as mesmas necessidades. A plataforma do Facebook dá a oportunidade de apresentar uma empresa ou um vendedor de uma forma diferente.

Por meio do perfil de negócios do Facebook, uma empresa pode alcançar interações personalizadas com seus consumidores, criar visibilidade e reconhecimento entre seus seguidores e ao mesmo tempo se expandir.

Mas o mais importante é fornecer informações valiosas e relevantes, que façam com que os consumidores reconheçam o valor da empresa e recorram a ela para consumir informações e, consequentemente, serviços.

O perfil empresarial do Facebook conta com diversas ferramentas que fazem dessa plataforma mais um ativo da empresa.

Além de permitir a interação pessoal com os consumidores, o perfil da empresa fornece informações valiosas sobre os seguidores.

Dados demográficos, infográficos e comportamentais ajudam à empresa a estudar seu público e, com base nesses dados, pode criar informações e produtos que atendam às preferências do público.

Qual é a melhor forma de promover sua empresa nas redes sociais?

A primeira coisa que devemos ter em mente é que as redes sociais são como uma conversa em uma reunião de amigos.

Temos que estar presentes e entender o que está sendo falado naquele momento.

Quando estranhos tentam nos vender, nos desconectamos da conversa imediatamente. Nas redes sociais é algo muito parecido. Devemos ter em mente que a primeira coisa a fazer é entrar na conversa.

É possível atingir clientes em uma determinada área geográfica?

Não só é possível, como também é uma das técnicas de marketing mais eficazes. O marketing local significa promover um negócio em uma determinada área geográfica, seja no nicho de saúde, beleza, financeiro, etc..

Ou seja, é o trabalho feito para que uma empresa se destaque na cidade, bairro ou quadra onde está inserida e atraia uma base de clientes perfeitamente segmentada.

O que é importante para os clientes nas redes sociais?

O mecanismo de melhor venda não mudou desde o início do comércio. A recomendação de alguém que conhecemos é a maneira mais eficaz de alcançar novos clientes. Então, temos que usar as redes sociais procurando uma forma de fazer nossos produtos serem recomendados por outras pessoas.

Por exemplo, se eu tenho um restaurante, posso mostrar as pessoas que apreciam meus produtos, em vez de apenas mostrar meu menu. Assim uso as redes de meus clientes para amplificar minha mensagem.

Perfil pessoal ou página de negócios?

Uma dúvida frequente entre os proprietários de empresas é se eles devem usar seu perfil pessoal para um negócio ou criar uma FAN PAGE. Começando pela parte jurídica do Facebook, você não deve usar seu perfil pessoal para promover um produto ou uma marca.

Agora, do ponto de vista prático, muitos o fazem e não é correto porque estão fechando o negócio para o círculo de amigos. O resto das pessoas não consegue vê-los. O Google não consegue vê-los e, portanto, o escopo do negócio é limitado.

Truques para páginas do Facebook

É difícil começar de zero seguidores e parece ruim começar dessa forma. Mas, este momento é quando se recomenda usar um perfil pessoal e transformar todos os seus contatos pessoais em seguidores de uma página de negócios, indicando o perfil profissional aos seus amigos.

Esse é um processo muito comum em vendas, onde você começa a vender no seu círculo de contatos, e daí você recebe a primeira recomendação e pode expandir e mudar para conta profissional.

Que conteúdo devo publicar nas redes sociais da empresa?

Costuma-se pensar que a única coisa em que devemos nos concentrar é numa página de negócios com o catálogo de produtos.

Lembre-se de que as pessoas nas redes sociais se preocupam com elas mesmas. Ou seja, devemos agir de acordo com o que os usuários pensam. De acordo com estudos, os usuários respondem a:

Os clientes não estão interessados ​​em saber inicialmente quanto sua empresa cobra. Eles estão interessados ​​em saber se o que você oferece é útil para eles e se há instruções de como o produto é utilizado.

Por isso, a contratação de influencers digitais é tão importante, para que demonstrem os benefícios do produto e façam o marketing de sua marca.

Não se trata de fazer piadas, trata-se de usar o entretenimento como forma de educação e inspiração para vender um produto. Além disso, sempre deixe visível os meios de comunicação para o cliente em potencial entrar em contato com sua empresa.

Que tipo de conteúdo funciona melhor?

Nas redes sociais, o que mais nos ajuda a entender melhor os conceitos, são os elementos visuais.

O que mais funciona são fotos e vídeos. Por exemplo, se tenho um restaurante, a melhor forma de mostrar meus pratos é com fotos e vídeos de pratos, vídeos de pessoas curtindo a experiência e o cuidado que dediquei ao preparo. Fotos e vídeos geram mais resultados do que descrições com textos.

Depois que os vídeos são criados, é possível derivar vários conteúdos para outras mídias. Por exemplo, de um vídeo você pode tirar várias fotos, transcrever o texto e extrair um resumo. Todos esses micro-conteúdos podem continuar sendo compartilhados.

Quanto dinheiro devo investir em redes sociais?

A questão não é quanto deve investir, mas quantas pessoas pode alcançar com seu orçamento. Nas redes sociais, principalmente no Facebook, é possível averiguar quanto a concorrência está pagando para atingir o mercado desejado. Cada investimento dá um resultado.

Para melhorar os resultados, é necessário evitar os erros mais comuns:

  • Não dividir e definir os clientes em detalhes resulta em despesas desnecessárias. Alcançar pessoas que não estão na área geográfica do negócio ou que não estão interessadas no negócio não é lucrativo. Por exemplo, se vendo churrasco, não estou interessado em alcançar vegetarianos.
  • Não definindo um orçamento e um tempo específico para a campanha.
  • Não mensurar os resultados.

Com que frequência é ideal colocar informações no Facebook?

Não existe uma fórmula mágica para determinar a frequência. Devemos sempre levar em consideração a qualidade do conteúdo e nos perguntar como usuários:

  • Quão úteis são as informações que estou enviando para minhas redes?
  • Eu ficaria cansado de receber esse tipo de informação todos os dias?

Responder honestamente a essas perguntas ajuda a definir a frequência de seu conteúdo. O segredo não é a quantidade, mas a qualidade, portanto, se você conseguir entregar com qualidade e com frequência, terá melhores resultados.

Estratégia de Marketing nas redes sociais bem sucedida

Pontos-chave para ter uma estratégia de marketing de redes sociais bem sucedida

  • A melhor coisa para uma empresa é uma página comercial.
  • O conteúdo visual é o mais eficaz.
  • Pense em divertir, educar, inspirar e depois vender quando se trata de conteúdo.
  • Focalize as campanhas pagas, divida e escolha muito bem o público a ser atingido com as mensagens.
  • Publique informações de qualidade sempre que o orçamento chegar.

Seguindo essas dicas, você alcançará resultados impressionantes e impulsionará sua marca na internet.

Comente e diga o que achou!